quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SALÓ OU 120 DIAS DE SODOMA

Realizador:Pier Paolo Pasolini
Ano:1975
País:ITA/FR
Duração:116 min
Legendas:ITA Subt. PT

“Filme sacrificial mais do que qualquer outro”. Salò é grotesco, avassalador, é uma obra dada em espectáculo ao mundo e aos homens, esperma, merda, sangue, lágrimas, todos eles correspondentes a uma visão, Salò. Na província italiana de Salò no norte de Itália que estava controlada pelos nazis em 1944, quatro altos dignitários libertinos reúnem dezasseis exemplares perfeitos de jovens e levam-nos para um palácio perto de Marzabotto juntamente com guardas, criados e garanhões. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade: três delas contam histórias provocantes enquanto a quarta as acompanha ao piano. A história passa-se enquanto relatam as histórias de Dante e de Sade: o Círculo das Manias, o Círculo da Merda e o Círculo do Sangue. Depois disso, os jovens são executados um a um enquanto cada libertino toma o seu lugar como voyeus. Nao recomendável a menores de 21 anos. Considerado o filme mais terrível do sec. xx.

41 SECONDS DOWNLOAD DA CURTA

(Ver Instruções no Forum)

TOTAL ECLIPSE

Realizador:Agnieszka Holland
Ano:1995
País:UK/FR/ITA
Duração:111 min
Legendas:EN Subt. EN


Is a 1995 film directed by Agnieszka Holland, based on a 1967 play by Christopher Hampton, who also wrote the screenplay. Based on letters and poems, it presents a historically accurate account of the passionate and violent homosexual relationship between the two 19th century French poets Paul Verlaine (David Thewlis) and Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio), at a time of soaring creativity for both of them.
It is rated R in the USA for strong sexuality and nudity, language, and some startling violence.

A KISS IN THE SNOW

DOWNLOAD DO FILME
(Ver Instruções no Forum)

ADEUS, MINHA CONCUBINA

Realizador: Kaige Chen
Ano:1993
País:China
Duração: 171 min
Legendas:


O filme é considerado pela crítica como um dos trabalhos centrais do movimento da Quinta Geração que trouxe diretores de cinema chineses para a atenção mundial. Como muitos outros filmes dessa época, "Adeus, Minha Concubina" explora o efeito da política turbulenta da China durante a metade do século XX nos humanos. Neste caso, os humanos são aqueles que trabalham na ópera pequinense.É uma adaptação do romance escrito por Lilian Lee.
O romance de dois homens e uma prostituta ao longo de meio século, num filme que venceu o Festival de Cannes de 1993. A história começa nos anos 20, quando dois amigos tornam-se célebres ao interpretar a ópera " Adeus minha Concubina". No palco, é apresentada a história do rei Chu, que liberta sua concubina Yu na véspera de uma derrota. Para não abandoná-lo, ela se suicida. Através da trajectória dos actores e de seu relacionamento de ciúmes e companheirismo, o filme faz um retrato dos momentos dramáticos que viveu a China neste século, utilizando a alegoria de um teatro marcado por códigos estéticos.

EBAN AND CHARLEY

Realizador: James Bolton
Ano:2000
País: UK/USA
Duração: 86 min
Legendas: EN Subt. ES ou EN


Eban & Charley é um filme realizado por James Bolton que descreve a relação entre um rapaz de 15 anos e um homem de 29 anos e que teve a feliz particularidade da banda sonora ser do grande compositor Stephen Merrit. Esta é uma daquelas bandas sonoras de uma beleza celestial onde coabitam canções pop de fina delicadeza ao lado de faixas instrumentais recheadas de belos e finos arranjos.
Seis das canções que integram esta banda sonora tinham ficado inacabadas na altura que Stephen Merrit projectava a obra-prima 69 love songs através da sua alma musical denominada Magnetic Fields.
Refira-se a propósito que este foi o primeiro álbum em que Stephen Merrit deu o seu próprio nome ao registo e onde trabalhou sozinho.
(Ver Instruções no Forum)


terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FELLINI SATYRICON

Realizador:Federico Fellini
Ano:1969
País:IT/FR
Duração:128 min
Legendas:ITA Subt. PT


Esta é a livre adaptação de Fellini da famosa peça de Petronius, que faz uma crônica da vida na Roma antiga. Encolpio (Martin Potter) e seu amigo Ascilto (Hiram Keller) disputam o afeto do jovem Gitone (Max Born). Quando Encolpio é rejeitado, ele começa uma jornada na qual encontra todos os tipos de pessoas e de acontecimentos, entre eles uma orgia e um desfile de prostitutas na Roma antiga. Durante a orgia, organizada por Trimalchio (Mario Romagnoli), encontra um ex-escravo que menosprezou a mulher em troca dos prazeres oferecidos por um jovem.
O filme é estruturado em uma narrativa truncada e é uma reflexão sobre a sexualidade masculina e suas variações. Cada trecho do filme trata de uma delas, como o homossexualismo, e outras questões delicadas que envolvem o sexo. Apesar de ser baseado na sociedade da Roma antiga, Satyricon reflete também um momento de caos pelo qual a sociedade da década de 60 vivia.

domingo, 28 de dezembro de 2008

GARÇON STUPIDE

Realizador: Lionel Baier
Ano: 2004
País: FR
Duração: 9 min
Legendas: FR PT Subt. PT



Garçon Stupide, de Lionel Baier, é um estudo de personagem que se debruça sobre as atribulações e conflitos interiores de um jovem cujo espectro emocional se torna cada vez mais denso à medida que vai deixando de ter referências que o orientem ou encoragem.Lionel Baier gera uma primeira longa-metragem sólida e envolvente, conseguindo delinear um retrato introspectivo sobre as dores do crescimento, a confusão sexual e as contrariedades da amizade, recorrendo a um estilo de realização realista e por vezes próximo de um registo documental (sobretudo nos diálogos do protagonista com Lionel, próximos de uma reportagem televisiva), apresentando algumas similaridades com Não Dou Beijos, de André Téchiné, ou L.I.E. – Sem Saída, de Michael Cuesta.A tridimensionalidade do filme é reforçada pelas muito consistentes interpretações, e Pierre Chatagny, no papel principal, é especialmente exemplar, irradiando uma espontaneidade e ingenuidade credíveis e cativantes, moldando uma personagem forte e interessante de seguir. Para tal terá contribuído o facto de muitas das situações do argumento se basearem na vida do próprio actor (e na do realizador), o que torna a narração na primeira pessoa em voz-off, na última cena, particularmente.
ORANGES
(Ver Instruções no Forum)



CLANDESTINOS

Realizador: Antonio Hens
Ano: 2007
País: ESP
Duração: 80 min
Legendas: ESP S/Subt.

Xabi passou a infância e a adolescência em reformatórios desde que foi abandonado em criança. Ocasionalmente, consegue fugir. Durante uma das suas fugas, conhece Iñaki, um terrorista da ETA de meia-idade que se torna seu professor, e seu mentor. Agora, Xavi está novamente detido, desta vez num estabelecimento de alta segurança, por ter lançado um cocktail Molotov a um polícia durante uns confrontos de rua e quase o queimando vivo. Xavi consegue escapar, juntamente com os seus companheiros Joel, um jovem mexicano cheio de energia, e Driss, um marroquino de 18 anos à espera de ser deportado. Tendo em conta que o terrorismo ou a homossexualidade são duas questões centrais da acção, não surpreende que surjam reacções mais inflamadas, ainda que Hens opte aqui por uma abordagem inteligente aos temas que foca, nunca tentando fazer de "Clandestinos" um exibicionista filme-choque.
(Ver Instruções no Forum)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

10 MINUTOS E 1/2

(Ver Instruções no Forum)

SEBASTIANE

Realizador:Derek Jarman
Ano:1976
País:UK
Duração:90 min
Legendas:Latin Subt. PT



A mais polémica representação cinematográfica de São Sebastião, quiçá a única, deve-se a Derek Jarman (1942-1994), cineasta EN, cuja cinematografia, constituída por 11 filmes, tem em Sebastiane (1976) seu primeiro longa-metragem. Dirigido por Derek Jarman e Paul Humfress, escrito por Derek Jarman e James Whaley, com música de Brian Eno e Andrew Thomas Wilson, tendo no internacional elenco Leonardo Treviglio (como São Sebastião), Barney James (no papel de Severo), Neil Kennedy (Máximo), Richard Warwick (Justino), Robert Medley (Diocleciano), o filme causa estranhamento, primeiramente porque seus diálogos são todos em latim, língua considerada morta. Note-se que, em 2004, Mel Gibson usou, em seu polémico The passion of Christ, também o latim, ao lado do hebraico e do aramaico.
S. Sebastião, antigo capitão da guarda pretoriana de Diocleciano, passou à iconografia como um mártir em que na nudez escultural se exalta o sacrifício da juventude e da beleza, mas que em certas representações uma atitude equívoca do corpo crivado de setas sugere o que hoje chamamos de masoquismo. Derek Jarman, com o seu primeiro filme, "Sebastiane", abstraiu-se quase completamente do contexto histórico e da motivação religiosa do personagem para se entregar, com alguma complacência, à hagiografia "desviada" do santo, tal como uma a elaborou parte da cultura moderna. A morte de Sebastião surge aqui como o resultado do desejo trágico, cuja impossibilidade parece, apesar de tudo, abstracta, dada a insuficiente caracterização psicológica. E podíamos ver neste final uma variação do tema de Salomé. Como S. João Batista, Sebastião é condenado à morte por despertar um desejo impossível, que o facto de ser partilhado torna mais impossível ainda na dialéctica do sacrifício.

CHUECATOWN

Realizador: Juan Flahn
Ano: 2007
País: ESP
Duração: 93 min
Legendas: ESP S/Subt.


O filme Chuecatown, de Juan Flahn, abriu o Queer Lisboa 12.
Esta é a história de Victor, que trabalha numa agência imobiliária no conhecido bairro madrileno Chueca. Ele esconde um terrível segredo: consegue disponibilizar apartamentos para venda matando as proprietárias de idade que aí vivem. Depois, remodela e decora os apartamentos para vendê-los a casais gay com grande poder de compra. O seu objectivo final é transformar a Chueca numa espécie de Soho londrina. A vítima mais recente de Victor surge no apartamento ao lado do de um casal gay, Ray e Leo. Ray herdou o apartamento da vítima e oferece-o de presente a Antonia, sua mãe. Antonia está sempre a intrometer-se na sua relação com Leo, que despreza. A Inspectora Mila, uma mulher excêntrica com muitas fobias, e o seu filho Luís estão a investigar o assassinato, enquanto Victor seduz Leo de forma a ganhar acesso ao apartamento para poder matar Antonia.

DOWNLOAD
(Ver Instruções no Forum)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

(Ver Instruções no Forum)

PRESQUE RIEN


Realizador: Sébastien Lifshitz
Ano:2000
País: FR
Duração: 100 min
Legendas: EN SUBST PT
Dois adolescentes, Mathieu e Cédric, conhecem-se no verão, sentem-se atraídos e libertam os seus desejos sexuais. Poderia ter sido um mero caso de verão, mas a sua relação aprofunda-se e, com a passagem do tempo, transforma-se em verdadeiro amor. Mathieu decide sair da casa dos pais para viver com Cédric. No inverno seguinte, nada resta do amor deles. Cédric tem que aprender a viver com a solidão e a perda.

(Ver Instruções no Forum)


UNE ROBE D'ÉTÉ

DOWNLOAD

(Ver Instruções no Forum)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

BROKEBACK MOUNTAIN

Realizador:Ang Lee
Ano:2005
País:USA
Duração:134 min
Legendas:EN Subt. PT


Brokeback Mountain é a décima longa-metragem de ficção de Ang Lee. Doze anos após dirigir The Wedding Banquet (O banquete de casamento), Lee decidiu retomar o tema da homossexualidade masculina e realizou aquele que é considerado, até hoje, o seu mais bem sucedido trabalho junto à crítica especializada. O roteiro do novelista Larry McMurtry (vencedor do prémio Pulitzer) e de Diana Ossana - ambos com pouca ou nenhuma experiência cinematográfica - é baseado no conto de mesmo nome de Annie Proulx, originalmente publicado na revista The New Yorker na edição de 13 de Outubro de 1997. Tal roteiro foi escrito no final da década de 1990, e permaneceu durante anos sem conseguir financiamento para ser rodado.
Brokeback Mountain é a história de Ennis del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam em 1963, enquanto trabalham juntos num serviço de pastorícia de ovelhas na fictícia montanha de Brokeback, no Wyoming. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que estes passam a ter no curso de vinte anos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

NªSENHORA DOS MATADORES

La Virgen de los Sicarios
Realizador:Barbet Schroeder
Ano:2000
País:ESP /FR/
Colombia
Duração:101 min
Legendas: ES Subt. PT


Um filme terrivelmente brutal e sincero, onde o horror quotidiano parece possuído de uma estranha e mortal beleza. Niilismo terminal, lirismo apocalíptico e barroco, na descrição do Inferno onde gangs, droga e morte são banais. O escritor Fernando Vallejo, de regresso a Medellín, a cidade da sua infância, depois de trinta anos de ausência, encontra num bordel de rapazes Alexis, de 16 anos, um desses assassinos que matam por encomenda. O amor vai nascer entre os dois - um amor louco à imagem da cidade. Fernando descobre através de Alexis uma cidade desconhecida, carregada de violência e de ódio. Inevitavelmente, Alexis é morto por um desconhecido de moto. Mais tarde, Fernando conhece um jovem rapaz, chamado Wilmar, que à primeira vista parece Alexis. Uma nova história de amor começa.

MYSTERIOUS SKIN

Realizador:Gregg Araki
Ano:2004
País:USA/
Netherlands
Duração:99 min
Legendas:EN Subt. PT


Baseado no aclamado romance de Scott Heim, "Mysterious Skin" conduz-nos pelas mentes e corações de dois adolescentes. Aos oito anos, Brian Lackey acordou na cave da sua casa com o nariz a sangrar, sem ter ideia de como ali foi parar. Depois disso, a sua vida mudou: fica com medo do escuro, molha a cama e é atormentado por terríveis pesadelos. Agora, com 18 anos, Brian acredita que foi raptado por extraterrestres. Neil CcCormick é o rapaz de que todos gostam mas de que não se aproximam e que aos 18 anos se lembra da relação que tinha com o treinador de basebol quando era miúdo. A demanda de Neil pelo que acha que é o amor leva-o a Nova Iorque. O desejo de Brian de saber o que lhe aconteceu realmente leva-o a Neil. Juntos percebem que os acontecimentos que os marcaram não foram não foram exactamente como pensavam. Recomendado.


DOWNLOAD
(Ver Instruções no Forum)

JUSTE UNE QUESTION D'AMOUR

Realizador:Christian Faure
Ano:2000
País:FR/BELG
Duração:88 min
Legendas:FR Subt. ESP

Ambicioso e corajoso, este filme foi o primeiro a romper o tabu da homossexualidade na televisão francesa, abordando os temas da homofobia, do coming out, da aceitação de si mesmo e, claro, do amor, com sensibilidade, respeito e inteligência.
Laurent, de vinte e três anos, partilha o apartamento com a sua melhor amiga. Afirmando perante todos a sua preferência por rapazes, apenas os seus pais ignoram a sua homossexualidade. Junto deles, Laurent é o filho modelo e usa a sua colega de casa para iludir questões sobre a sua vida privada. Já de si difícil, esta dupla identidade torna-se insustentável quando Laurent se apaixona por Cédric, seu professor.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

SUMMER STORM

Realizador:Marco Kreuzpaintner
Ano:2004
País:Alemanha
Duração:98 min
Legendas: GR Subt. ES


Sommersturm é um filme alemão, lançado em 2004, cuja temática aborda a vida de um adolescente (Tobi) no momento da descoberta da sua sexualidade. De forma realista, o filme aborda de forma enfática os sofrimentos e angústias dessa descoberta. Tobi e Achim são amigos de colégio ha alguns anos, dividem o mesmo quarto e o carinho que um guarda pelo outro vai além do superficial. Com o passar do tempo Tobi descobre que suas emoções com relação ao amigo vão crescendo cada vez mais. Em Portugal o filme foi lançado com o título de Tempestade de Verão somente em dvd, não chegando a ser exibido nas salas de cinema. Excelente pela delicadeza e subtileza que aborda o tema, o filme dirigido pelo alemão Marco Kreuzpainter deu a Robert Satdlobler (Tobi) o prémio de melhor autor no festival de Montreal.

LES ROSEAUX SAUVAGES

Realizador:André Téchiné
Ano:1984
País:FR
Duração:110 min
Legendas:FR Subt. EN


Uma das representações mais emotivas de um primeiro amor gay alguma vez filmado, este drama ternurento lida comoventemente com a amizade, o sair do armário e a sexualidade adolescente, apresentado com a confusão política do conflito França/Algeria em 1962 como pano de fundo. Situado num colégio interno rural, a história desenvolve-se à volta do amor e amizade de três adolescentes e também uma jovem Algeriana de 21 anos.


(Ver Instruções no Forum)

BENT

Realizador:Sean Mathias
Ano:1997
País:UK
Duração:118 min
Legendas:EN Subt. PT


Sean Mathias dirigiu esta adaptação para o cinema da peça galardoada de Martin Sherman sobre a perseguição de homossexuais pelos nazis na segunda guerra mundial. Na Alemanha, o programa de genocídio do partido nazi contra todo e qualquer possível inimigo começa a apanhar balanço quando o partido começa uma limpeza violenta aos homossexuais entre os seus membros. Max (Clive Owen), um bissexual playboy, participa numa orgia dada por uma drag queen “Greta” (Mick Jagger) que inclui um número de membros do partido quando as festividades são invadidas pela polícia.

MAURICE

Realizador:James Ivory
Ano:1987
País:UK
Duração:140 min
Legendas:EN Subt. PT


Maurice foi um dos grandes destaques do Festival de Veneza em 1987. James Ivory recebeu o Leão de Prata de melhor diretor (assim como Ermanno Olmi, por Lunga vita alla signora), e James Wilby e Hugh Grant dividiram o prêmio de melhor actor. Baseado no romance homônimo de E. M. Forster. Dirigido por James Ivory, foi estrelado por James Wilby, Rupert Graves e Hugh Grant.
Após ser apresentado a Lord Risley em uma de suas aulas, Maurice Hall, jovem estudante de Cambridge, é convidado a participar de um clube privado de discussões. Em busca do local onde seria realizado o encontro, conhece Clive Durham, e os dois tornam-se imediatamente amigos inseparáveis. À medida que se tornam mais íntimos, ambos percebem que estão se apaixonando, mas evitam confessar a natureza de seus sentimentos, uma vez que a homossexualidade, além de socialmente condenada, ainda era considerada crime na Inglaterra no século XIX.

BOY CULTURE

Realizador: Q. Allan Brocka
Ano: 2006
País: USA
Duração: 90 min
Legendas: EN Subt. PT


Boy Culture é a cândida confissão de “X”, um extravagantemente bem sucedido prostituto. Após 10 anos de sexo pago, “X” envolve-se amorosamente com dois atraentes colegas e com um cliente mais velho e solitário, Gregory. Mas antes que Gregory aceite um envolvimento sexual, ele conta-lhe uma inquietante história de amor que durou 50 anos e incita “X” a experimentar algo que não sente há muito tempo: emoção. Baseado no aclamado romance de Matthew Rettenmund, Boy Culture é um dos filmes que pela temática abordada e pela forma como foi realizado será um dos filmes de temática homossexual a perdurar no tempo.

domingo, 14 de dezembro de 2008

MY OWN PRIVATE IDAHO

Realizador: Gus Van Sant
Ano:1991
País:EUA
Duração:102 min
Legendas:EN Subt. PT

Um clássico da cinematografia gay com actores consagrados. River Phoenix é um narco-dependente e prostituto de Seattle, Keanu Reeves é o amigo rico que concorda em ajudá-lo a encontrar a mãe. Nesta busca entre Idaho e Itália, os dois viajantes, começam a ter um argumento no qual Van Sant parece conjugar uma versão gay de Shakespeare, Henry IV, Parte I, sendo a personagem de Reeve o Príncipe Hal. Nomeado e vencedor de vários prémios de cinema. Um clássico.

YOSSI & JAGGER

Realizador:Eytan Fox
Ano:2002
País:Israel
Duração:67 min
Legendas:Hebraico Subt. PT



Premiação: Festival Internacional de Berlim, 2003: Participação Tribeca Film Festival, 2003: Melhor actor para Ohad Knoller Torino International Gay & Lesbian Film Festival, 2003: Melhor longa-metragem - Prémio do Público.Baseado em história real, Yossi & Jagger retrata o caso amoroso de dois oficiais israelenses numa base militar da fronteira entre Israel e Líbano. Os dois são líderes, estão apaixonados e tentam encontrar espaço num sistema rígido e opressivo que os manda defender uma causa na qual não acreditam. Yossi & Jagger retrata a trágica perspectiva da juventude israelense nos dia de hoje. O filme nos mostra um conjunto encantador de rapazes e moças que supostamente deveriam estar dançando, estudando ou amando. Ao invés disso, estão cumprindo o serviço militar obrigatório e dedicando os melhores anos das suas vidas ao país, para matar ou ser morto. Sem nenhuma postura ideológica, o filme conta a história de uma juventude que tenta sobreviver num mundo impossível.



LES NUITS FAUVES

Realizador:Cyril Collard
Ano:1992
País:
UK / ITA / FR
Duração:126 min
Legendas: FR Subt. PT

Escritor, diretor de cinema, autor, músico, bissexual. Contaminado pelo HIV, Cyril Collard faleceu aos 32 anos de idade, por complicações relacionadas com HIV, no momento em que seu polémico filme, "Les nuits fauves" era premiado com vários Cesars na França. O filme, adaptado do livro homónimo, conta a trajectória autobiográfica de Cyril, que interpreta a si mesmo como o personagem Jean e sua história de excessos, bizarras relações múltiplas e práticas sexuais limítrofes. Jean se apaixona por uma jovem, de nome Laura - que não aceita usar preservativo apesar de saber que Jean é seropositivo, em nome do "amor" - um amor obsessivo. Mas Jean por outro lado não consegue amá-la, nem deixá-la, e assim se estabelece um vínculo doentio, repleto de dor e jogos perigosos.